domingo, 9 de julho de 2017

"Polvo de Amor"

Há um tempo atrás a minha afilhada mandou o link de um grupo do facebook "POLVO DE AMOR" uma iniciativa maravilhosa de um grupo de Braga. Este grupo/projecto foi criado pela Marta Soares, Carolina Barbosa e Sandra Mendes (Ver video), fundado com base no Projecto Octo

Este projecto Octo, Spruttengruppen (spruttegruppen.dk)surgiu na Dinamarca em 2013, com um pequeno grupo de voluntários que decidiu fazer polvos em croché para bebés prematuros em Unidades de Tratamento Intensivo Neonatais.  Hoje em dia esse grupo faz doações para 16 hospitais na Dinamarca e recebeu pedido para actuar em mais de 15 países pelo mundo.

Os polvos em croché são colocados dentro da incubadora. A intenção é de que, quando abraçado, o brinquedo transmita calma e protecção ao recém-nascido. Supõe-se que os tentáculos do polvo remetam o bebé ao útero materno porque se assemelham ao cordão umbilical.
O uso do polvo de croché parece acalmar os bebés, ajudando a normalizar a respiração e os batimentos cardíacos e evitando que arranquem fios de monitores e tubos de alimentação. 

Como sei fazer croché decidi contribuir e fazer uns polvinhos, a linha utilizada deve ser 100% algodão, para evitar quaisquer alergias aos bebés já que a pele deles é extremamente delicada, e que também resistam às lavagens no mínimo a 60º.
O grupo utiliza Limol Trama 500/4, 100% algodão. A marca recomenda o uso de agulha 3,5 - 4 mm, eu e assim como a maior parte dos membros do grupo usamos agulha de 3 mm, para o ponto ficar bem fechado.

Além da linha existe algumas normas a cumprir, por isso no grupo existe um protocolo onde especifica o tamanho da cabeça e dos tentáculos que o polvo deve possuir assim como outras especificidades (enchimento, bordados, etc.). Pode-se também encontrar o esquema e vídeos que exemplificam como se faz.

Então com base no esquema e no protocolo, fiz estes primeiros 6 polvinhos mas espero vir a fazer mais, então estão aqui os meus pequeninos.






Os polvos são doados aos bebés que passam na unidade de neonatologia dos hospitais da região.


Esquema: Spruttengruppen
Fio: Limol Trama 500/4
Cor: Branco; Azul - 8; Amarelo - 12; Laranja - 14; Verde - 18; Rosa - 46; Matizado Rosa - M22
Composição: 100% Algodão
Agulha: 3,0 mm

Linhas disponibilizadas pelo grupo

Com alegria que digo que um destes pequeninos polvinhos já foi adoptado por um bebé... que sejam grandes amigos e muito felizes os dois.


Quem quiser participar, é só aderir ao grupo "Polvo de Amor" no facebook e pode contribuir fazendo polvos em croché, se não souber fazer croché pode oferecer linhas para os voluntários fazerem ou divulgar a amigos e/ou familiares que saibam fazer croché.

Sem comentários:

Enviar um comentário