O crochet não serve só para fazer bonecos, almofadas ou camisolas, pode servir para decorar ruas em forma arte. Em Vila Nova de Cerveira o crochet saiu para a rua e decorou e embelezou a vila.
Tudo começou em 2014, o Município de Vila Nova de Cerveira, aliado ao Serviço de Turismo, lançou um desafio aos cerveirenses: pegar num resto de lã, tricotar um triângulo ou quadrado em crochet e fazer parte de um projecto único de ornamentação nas ruas da vila.
O sucesso foi tão grande que em 2016 voltaram a repetir, ruas do centro histórico, esculturas, edifícios públicos, árvores e outros espaços, foram embelezados e decorados de acordo com vários temas, tais como: o arco-íris, a feira do gado, entre outros.
Não passavam despercebidos os cervos, símbolo da vila, de cinco metros adornados com crochet, representando cada freguesia do concelho.
Uma boneca de 6 metros de altura toda enfeitada em crochet.
Na fachada da câmara Municipal podemos ver uma das míticas cenas de um filme de Steven Spielberg - E.T. - recriada uma das mais memoráveis imagens do filme em que o Elliott e o E.T. se elevam numa bicicleta ao luar.
Segundo a organização " O objetivo consiste em promover a arte do crochet, reinventando este saber tradicional com um toque de inovação. No total serão apresentadas mais de 60 peças que vão desde vestidos, casacos e vestuário de praia, até aos acessórios criados em exclusivo para os 30 jovens modelos que cruzarão a ‘passerelle’. Os materiais utilizados são os algodões exóticos e a lã que, combinados com o espírito de união, o envolvimento da comunidade e muita criatividade, proporcionarão um momento único.
Da responsabilidade das juntas de freguesia do concelho está a recriação, integralmente em crochet, das coloridas vestes tradicionais minhotas, como o traje dos noivos, de meia-senhora, de lavradeira (verde, vermelho e azul), de domingar, do campo e de dó. Já as IPSS’s de Vila Nova de Cerveira vão apresentar vestidos de cerimónia."
Podemos dizer que o crochet "Está na moda e veio mesmo para ficar".
Sem comentários:
Enviar um comentário