quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Boas Festas



Desejo a todos um Natal muito Feliz junto de quem mais amam

Boas Festas


Bolinhas de Natal

Já chegou o Natal, as cidades estão decoradas com luzes e cores, há animação nas ruas e as lojas cheias de pessoas. A minha cidade, como todas as outras, animou-se e decorou-se para esta época muito especial, as luzes encheram o centro da cidade trazendo gente.






 A minha sobrinha decidiu este ano decorar diferente a sua árvore de Natal, bolinhas em croché decoram agora a sua árvore dando cor e brilho.






















segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Cachecóis e botinhas

Mais uma encomenda pronta, dois cachecóis e duas botinhas para dois meninos de 18 meses.  
Um dos cachecóis foi feito em riscas de vermelho e cinza, em ponto liga, o outro, como o menino gosta muito do Mickey, foi feito uma barra com a cara do Mickey em cada uma das pontas em vermelho o restante do cachecol foi em cinza em ponto liga. 
Depois de muito procurar por um Mickey que ficasse bem no cachecol encontrei um esquema no blog Aunt Kathy que possuía as dimensões adequadas. 
Ambos os cachecóis têm de comprimento um metro e cinco (1,05 metros). Foram utilizados 4 novelos de 50 gramas de cinza e 2 novelos de 50 gramas de vermelho.







Numa das botas foi utilizado o mesmo esquema da botinha de tricot (15 de novembro), as cores utilizadas neste caso foi o vermelho  e o cinza. 
A outra bota foi feita uma barra em ponto meia e liga, com vermelho, e a restante em liga, em cinza. Essa bota não tem nenhuma costura e foi feita do cano para a sola (método top-down). 

  








FioRosarios4 - Caricia
Cor: Vermelho - 17; Cinza - 20(novelos de 50 gr)
Agulhas: 3,5 mm (circular e 5 agulhas)
Composição: 85% Acrílico e 15% Poliamida

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cuffed Baby Booties III

Há muitos dias que não coloco nada aqui no blog mas é que tenho tantas coisas em "mãos" para fazer que está difícil ter um tempinho para atualizar o blog. 
Mas aqui está um trabalho feito no último domingo, encomenda de última hora, umas botinhas - Cuffed Baby Booties em azul e branco para um menino.



Esquema: Repeat Crafter Me
FioRosarios4 - Caricia
Cor: Branco - 06; Azul – 10
Composição: 85% Acrílico e 15% Poliamida
Agulhas: 3,5 mm  

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Quadro de botões

Tinha em casa uma moldura, sem vidro, e queria dar utilidade, fazer alguma coisa diferente. Encontrei num blog um quadro de botões, muito simples de fazer é só imprimir o esquema escolher os botões... e já está um quadro feito.
Utilizei botões velhos que tinha em casa e comprei uns, para dar um pouco mais de cor da dk design, Scarp collection.
Como a moldura é um pouco maior que a folha de papel A4, coloquei um bocado de pano, igual à caixa, e colei a folha com um bocado de cola quente e ficou pronto o quadro.





quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Reciclagem de caixa de sapatos

De volta ao artesanato, depois de muito passear achei que já estava na hora de reciclar uma caixa de sapatos, que eu queria utilizar para colocar os meus lenços.
O passo-a-passo existe em imensos blogs e no youtube, neste blog podem-se inspirar para reciclar as vossas caixas.

O material utilizado foi:

  • Cola branca;
  • Pincel;
  • Rolo de espuma;
  • Fita adesiva (colocada nas zonas em que a caixa estava um pouco estragada);
  • Tecidos;
  • Tesouras;
  • Pistola de cola quente;
  • Régua;
  • X-Acto (no Brasil é estilete)
  • Caixa de sapatos.



Com esta minha primeira experiência aprendi algumas coisas que penso não voltar a repetir. Para forrar o interior da caixa usei cartolina, só que esta é fina e não dá um trabalho perfeito, aconselho a usarem um cartão mais duro, não tão duro como a caixa mas mais que a cartolina. Outra coisa a ter em conta é a quantidade de cola, utilizem pouca e bem espalhada porque, principalmente em tecidos lisos, pode-se notar.
Na parte inferior da caixa usei dois tecidos e queria colocar à volta, na emenda dos dois tecidos, uma fita em cetim dourada. Para fixar a fita cometi o erro de usar cola de tecido, manchou um pouco a fita (como podem ver na foto abaixo) e não gostei do trabalho. Solução: retirar a fita e colocar com um pouco de cola quente, fica um pouco saliente mas muito melhor... sem manchas.


Aqui está a caixa, os meus lenços ficaram mais arrumadinhos e a caixa mais bonita. 


 








terça-feira, 17 de novembro de 2015

"Urban Algae Folly"

Nos últimos dias fui passear pelo centro da cidade e vi a "construírem" uma estrutura "estranha". 







Descobri mais tarde que essa estrutura estranha tem o nome de "Urban Algae Folly".
A ‘Urban Algae Folly’, da "ecoLogicStudio", é a primeira arquitetura viva no mundo que integra culturas de microalgas e o controle digital da cultura em tempo real.
Trata-se de uma estrutura interativa que esteve presente na Expo Milão/2015, que terminou em setembro. A estrutura retrata uma solução inovadora de construção de agricultura urbana integrada, através de microalgas, que absorvem o CO2 da atmosfera urbana e produzem 2 quilogramas de oxigénio por dia, sendo necessárias 25 árvores de grande porte para assegurar esta mesma produção.


Foi inaugurada hoje, na Praça da República, contou com a presença do autor da instalação, o arquiteto Marco Poletto, de Lars Montellius, diretor do INL, de Nuno Garoupa, da Fundação Francisco Manuel dos Santos e de Ricardo Rio presidente da Câmara Municipal de Braga.



Apelidada por muitos de "nave espacial", esta estrutura não nos vai levar a nenhum planeta. Segundo Marco Poletto "vai-nos ajudar a viver aqui por muito e muitos anos" e disse ainda "precisamos de encontrar novas formas de limpar a atmosfera que nos rodeia com novas formas de energia" e que "trata-se de uma boa oportunidade de ver como poderá ser a cidade do futuro".


Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, afirmou que esta iniciativa é uma excelente forma de trazer a ciência para a rua e mostrar à sociedade em geral o enorme valor acrescentado do conhecimento que é produzido pelo conjunto de investigadores de topo mundial que desenvolvem o seu trabalho em Braga, assim como o "impacto transformador" que pode ter na vivência futura

Sublinhou ainda  que a "cidade do futuro" poderá recorrer a estruturas como o Folly para garantir a sustentabilidade ambiental, alimentar ou noutros domínios que representam uma ameaça para a humanidade. "Em Braga, estamos a construir o futuro de portas abertas para a Cidade e para o Mundo. Desafiamos os Bracarenses a perceberam a evolução do Folly e a dinâmica por trás deste ecossistema representado", referiu.








 
A cidade de Braga quer estar cada vez mais próxima da  ciência.